domingo, julho 25, 2004

Você acredita? Em q?

"Há também um número de almas honestas, mas fracas, que, muito inteligentes para levar os dogmas cristãos a sério, rejeita-os a retalho, mas não têm a coragem, nem a força, nem a resolução necessária para repeli-los por atacado. Elas abandonam à crítica todos os absurdos particulares da religião, elas desdenham de todos os milagres, mas se agarram desesperadamente ao absurdo principal, fontes de todos os outros, ao milagre que explica e legitima todos os outros milagres, à existência de Deus.(...)São almas incertas, doentes, desorientadas na civilização atual, não pertencendo nem ao presente nem ao futuro, pálidos fantasmas eternamente suspensos entre o céu e a terra(...). Elas não têm força para pensar até o fim, nem para querer, nem para se decidir, e perdem seu tempo e sua ocupação esforçando-se sempre em conciliar o inconciliável"

M. Bakunin

É assim q eu percebo mtos de meus amigos e conhecidos qdo a pergunta título desse post lhes é colocada.
Nada contra quem acredita, nada contra quem não acredita.
Mas a partir do momento em que você assume a crença, isso deveria se tornar algo importante pra sua vida.
Mas existir ou não um Deus não é qualquer coisa sem importância, não é uma coisa q se impõe a ti e se aceita pacificamente somente pq seus pais, sua família, sua sociedade assim disse. Pelo menos não se deveria aceitar pacificamente algo dessa importância.
Se você acredita, pense nos pqs de sua crença (seja ela qual for...não importa se vc acredita em Deus, Buda, Jesus, Marx, na Ciência, no Caos, no seu anão de jardim e nos duendes q brincam com ele).
Não, fé não precisa ter uma justificação racional para aqueles q acreditam, mas as consequências que advém dessa fé deveriam ser assumidas em sua amplitude máxima. Não defendendo aqui o fanatismo, longe disso. Tolerância é um de meus conceitos, princípios mais caros. Mas o exercício da fé de maneira alguma exclui a prática da tolerância, e se vc acredita, deveria assim buscar saber mais e mais sobre aquilo em q vc acredita, aquilo em q vc deposita sua fé.

Eu tenho fé em algumas coisas.
Uma coisa q não consigo ter é desinteresse em relação àquilo em q acredito.
E não consigo entender, até me causa desconforto ver, esse desinteresse em outros, acima de tudo em pessoas com quem eu me importo.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Seu blog ta muito legal.. ow, vc escreve muito bem seu loco!
:)
E eu amo você!
Não sei o que comentar nesse post.. é complexo, eu entendi, mas to com sono pra pensar muito!
Beijos meu lindo
:*
Fê!

12:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

PV, a vida é uma causa perdida, amigo!

12:23 AM  

Postar um comentário

<< Home